Resposta Às Objeções À Predestinação Pt.01



“Porque todo aquele queinvocar o nome do Senhor será salvo” (Rm.10:13)

Se fosse possível a oferta universal do Evangelho para conversões sem que Deus tenha escolhido os que responderão positivamente a esta oferta, com certeza não será este versículo que ajudará os que acreditam nisso.A não ser que se examine o capítulo inteiro e o tema em questão, este equívoco permanecerá suspenso e sendo proposto nos púlpitos.

A quem Paulo afinal se refere ao dizer “todo aquele”?

Entre os versículos 1 e 21 de Romanos 10, Paulo está explicando o fato do Evangelho chegar aos gentios por haver incredulidade emIsrael. No topo do capítulo lê-se:

“Irmãos,o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação”(Rm.10:1)

Ao longo do capítulo, precisamente entreos versículos 14 e 21 observamos que Israel se manteve rebelde e contradizente(v.21), apesar das orações de Paulo (v.1) e da pregação (v.14-19). O discursode Paulo soa frustrante ao que parece, até que ele mesmo cita Isaias que disse:

“Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam” (Rm.10:20)

O versículo 13 é uma resposta a todos deIsrael que achavam que por sua genealogia eram salvos, e mais ainda um aesperança a todos os povos. “todo aquele” refere-se a todos que estão em outrospovos e não somente em Israel. Porque não há diferença entre judeu e gentio para crer (v.12). Se a Eleição não está inserida na invocação de “todo aquele”neste contexto, como então se explica At.13:48 que afirma:

“Eos gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; ecreram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (At.13:48)

Nas versões da Bíblia, creram todos queforam ...

Ordenados para a vida eterna (Almeida Corrigida Fiel)
Destinados para a vida eterna (Almeida Revisada e SBB Britânica)
Designados para a vida eterna (Nova Versão Internacional e Nova Bíblia Viva)

A fé manifestou-se só entre os destinados a vida eterna e não foi a vida eterna que se manifestou aos que tiveram fé. Por isso “todo aquele”em um termo mais amplo está inserido em uma predestinação, ainda que o texto refira-se ao fato de que Deus não produzirá fé somente nos judeus, mas também aos gentios
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: