“AFINAL, O HOMEM TEM UMA ALMA OU É UMA ALMA VIVENTE?”


“AFINAL, O HOMEM TEM UMA ALMA OU É UMA ALMA VIVENTE?”
“Éramos ao todo no navio duzentas e setenta e seis almas.” - (Emissários/ Atos dos Apóstolos 27:37)


Shuaoléym Amados! Precisamos entender primeiro o significado e origem desta palavra constante em nossas Escrituras, base religiosa para diversas culturas filosóficas e de doutrinas nas “igrejas seculares”. E neste estudo não iremos abordar os diversos tópicos de origem do conceito da imortalidade da “alma”, no meio pagão.
Alma: É um termo derivado do hebraico né-fesh (נשמה). Na língua Grega é psy-khé (ψυχή). O entendimento Escritural mostra que o termo “alma” é destinado a vida uma “pessoa” ou mesmo a um “animal”. É isso é mostrado de forma Escritural.
“Segundo João Calvino, o fundador do calvinismo, que defendeu que o “espírito” e a “alma” são distintos, e que ela [a Alma] é imortal. E diz que segundo a “Bíblia”, a “alma” pode “perder-se”, “ser salva” e “existir após à morte do corpo”. Ela também é citada como a fonte de todas as sensações e sentimentos humanos, além de ser a responsável da comunhão humana com “D-us”.”
Porém para muitos, em muitas religiões a “alma” é uma parte que sobrevive a morte. Existe além do corpo físico e muitos dizem ser à base da criação, o início, o princípio. Porém será que a Escritura dá apoio ao “conceito” de vida após a morte física?
O Homem é uma “Alma” vivente?
Né-fesh (נשמה) aparece 755 vezes no TANAKH (Antigo Testamento). As nossas Bíblias tradicionais a traduzem, regularmente, por “alma”. Estudos recentes concluíram que essa tradução não corresponde, salvo raras exceções,  ao significado de né-fesh (נשמה). E neste caso é justamente sobre este ponto que estamos palestrando com os Irmãos. O homem tem uma “alma” ou é né-fesh (נשמה). Possuímos né-fesh (נשמה) ou somos né-fesh (נשמה) vivente.
Como o estudo da Criação na Escritura, essa palavra hebraica [né-fesh (נשמה)] é para a compreensão do ser humano?
E formou o IÁURRUH UL, nosso ULHÍM o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma [né-fesh (נשמה)] vivente. 1Co 15:47; 1Co 15:45; [Jó 10:9]; [Ec 12:7]; [At 17:25]; - (Bereshit/Gênesis 2:7)
27 "Assim IÁURRUH UL criou os seres [Almas] humanos; ele os criou parecidos com IÁURRUH UL. Ele os criou homem e mulher" Gn 5:1; Gn 9:6; 1Co 11:7; Ef 4:24; Cl 3:10; Mt 19:4; - (Bereshit/Gênesis 1:27)
clip_image002
Figura 1 - Textos comparativos de outras traduções
45 Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Adám, o primeiro homem, foi criado como ser [Alma] vivo. ” Mas o último Adám, IAURRÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, é o Espírito que dá vida. Gn 2:7; - (1 Coríntios 15:45).
clip_image004
Figura 2 - Textos comparativos de outras traduções: SER VIVO(NTLH); ALMA(JFA); ALMA VIVENTE (ACF2007);
CORPO HUMANO VIVENTE (VIVA); SER VIVENTE (NVI)
Assim Amados fica bem claro que o termo para “alma” ou “psy·khé” no Grego comparado ao termo né-fesh (נשמה) no Hebraico, é o mesmo sentido, quando falamos do Ser humano sendo né-fesh (נשמה) ou “Alma” vivente. E jamais possuindo uma alma dentro do corpo. Vejamos a seguir outros textos que podem nos mostrar mais sobre o termo “alma”.
Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidasde todo animal o requerereicomo também do homem, sim, da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Ex 21:12; Ex 21:28; - (Bereshit/Gênesis 9:5) [“vidas”; em hebraico, de né·fesh] Entendemos aqui que a “vida” tem “sangue”. É o mesmo sentido de “psy·khé” no Grego.
20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de IÁURRUH UL esperava, nos dias de Nokh, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas [em hebraico, de né·fesh] se salvaram através da água, Gn 6:5; Gn 6:3; Gn 6:14; Mt 24:37; Lc 17:26; Rm 2:4; Gn 8:18; 2Pe 2:5; [Gn 6:18]; [Gn 7:7]; [2Pe 3:9]; - (1 Pedro 3:20)
37 Éramos ao todo no navio duzentas e setenta e seis almas.” - (Emissários/ Atos dos Apóstolos 27:37)
A Escritura diz que os “Animais” são “Almas” viventes também?
Algumas pessoas quando passam a ler na Escritura isso ficam surpresas. O homem e os animais são almas viventes. Amados observem que a mesma palavra hebraica usada para “alma” é utilizada tanto para designar o homem, a “vida” do ser humano, como também, a “vida” dos animais.
17 Quem matar a alguém, certamente será morto; [Ex 21:12]; [Dt 19:11]; 18 e quem matar um animal, fará restituição por ele, vida por vida. [em hebraico, dené·fesh] - (Viyaokró/Levítico 24:17,18).
E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda a alma vivente. Ex 7:20; - (Kanódgaluth - Revelação/ Apocalipse 16:3)
A Escritura diz que a “Alma” pode morrer?
Entendemos até aqui que o homem é a “alma” e não possui uma alma. Em outras palavras não possui um corpo humano e um corpo imaterial dentro. E assim nos fazemos uma pergunta. Pode o homem, a “alma vivente”, que possui sangue, morrer?
Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do paiassim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. - (Kozoqiúl/ Ezequiel 18:4)
34 Até nas orlas dos teus vestidos se achou o sangue dos pobres inocentes; e não foi no lugar do arrombamento que os achaste; mas apesar de todas estas coisas, - (Yarmi'yaohuh/ Jeremias 2:34)
36 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? - (Marcos 8:36)
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Mt 11:27; Lc 10:22; Jo 6:46; Jo 7:29 - (Yaohu'khánam/ João10:15)
Afinal existe diferença entre a “Alma” e o “Espírito” falado na Escritura?
9 A Escritura faz diferença entre os dois termos. A palavra “espírito” tem sua raiz etimológica no Latim "spiritus", que significa "respiração" ou "sopro". Porém as vezes pode estar se referindo a "alma", a "coragem", o "vigor" e finalmente, faz referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- (“soprar”). Na “Vulgata”, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu moderno (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē". A distinção entre a “alma” e o “espírito” somente ocorreu com a atual terminologia “judaico-cristã” (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu moderno "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração). A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.
e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu. Gn 3:19; Gn 2:7; Nm 16:22; [Jó 34:14]; [Jó 34:15]; - (Qeholóth/ Eclesiastes 12:7)
10 O corpo [Alma] volta para o solo [terra de onde foi tomado], mais o espírito (רוח) volta para IÁURRUH UL que o deu ao homem, ao animal, alma né·feshvivente nesta terra. A força, a vida volta ao Criador IÁURRUH UL. Por isso, Amados, entendam que somente IÁURRUH UL pode ativar força vida em nós seres humanos e na vida animal.
10 Então profetizei conforme a ordem que eu havia recebido. A respiração entrou nos corpos, e eles viveram de novo e ficaram de pé. Havia tanta gente, que dava para formar um enorme exército. 11 O IÁURRUH UL me disse: —Homem mortal, o povo de IAOSHORÚL é como esses ossos. Dizem que estão secos, em esperança e sem futuro. [1Sm 2:6]; [Sl 141:7]; 12 Por isso, profetize para o meu povo de IAOSHORÚL e diga-lhes que eu, o IÁURRUH UL, o ULHÍM, abrirei as sepulturas deles, e os tirarei para fora, e os levarei de volta para a terra de IAUSHORÚL. 13 "Eu vou abrir as sepulturas onde o meu povo está enterrado e vou tirá-los para fora; aí ficarão sabendo que eu sou o IÁURRUH UL." 14 Porei a minha respiração neles, e os farei viver novamente, e os deixarei morar na sua própria terra. Aí ficarão sabendo que eu sou o IÁURRUH UL. Prometi que faria isso e farei. Eu, o IÁURRUH UL, falei. [Ez 36:36]; - (Kozoqiúl/ Ezequiel 37:10-14)
11 Amados observando o texto (Yaohu'dins/ Carta aos Hebreus), preste atenção que palavra para “espírito [grego, pneú·ma·tos]” não é a mesma palavra usada para “alma [em grego, psy·khés]”.
12 Pois a palavra de IÁURRUH UL é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma [em grego, psy·khés] e do espírito [grego, pneú·ma·tos], vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. Ec 12:11; Is 49:2; Ef 6:17; [Sl 149:6]; [Ap 1:16]; [Ap 2:16]; - (Yaohu'dins/ Carta aos Hebreus 4:12)
12 É exatamente isso: “No fim das contas”, “O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal”. Temos o mesmo “Sopro, Folego”, em hebraico:rú·ahh. Por isso precisamos muito de humildade diante de ULHÍM.
19 No fim das contas, o mesmo que acontece com as pessoas acontece com os animais. Tanto as pessoas como os animais morrem. O ser humano não leva nenhuma vantagem sobre o animal, pois os dois têm de respirar [folego, espírito, em hebraico: rú·ahh] para viver. Como se vê, tudo é ilusão, - (Qeholóth/ Eclesiastes 3:19)
13 Finalizando Amados, dentre toda arrogância da raça humana, onde não temos condição acima dos “brutos”, “animais”, pois temos o mesmo “Espírito”. E quando um morre da mesma forma morre o outro. E do pó fiemos e ao pó voltamos. Assim, na morte não existe “Planos”, pois a “Vida” acabou.
Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia todos os seus planos se acabam. – (Tehillím/ Salmos 146:4)
29 "Quando escondes o rosto, ficam com medo; se cortas a respiração que lhes dás, eles morrem e voltam ao pó de onde saíram." Sl 30:7; [Jó 34:14]; . – (Tehillím/ Salmos 104:29)
14 O tema de estudo sobre a “Alma” é muito válido, pois em meio as diversas doutrinas que hoje nos chegam. A Escritura é a fonte correta de pesquisa. E nos dá de forma clara e profunda a resposta para esta questão. Esperamos ter ajudado os Amados em sua busca pela Verdade.
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: