CORPO, ALMA E ESPÍRITO



1 Tessalonicenses 5:23 O mesmo YAOHUH UL de shuaoleym vos santifique em tudo; e o vosso rúkha, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Odmorul Yaohushua Mehushkhay.

PRIMEIRO COMPONENTE, O RÚKHA - O Altíssimo é RÚKHA e criou o homem à sua imagem e semelhança, também um RÚKHA.

SEGUNDO COMPONENTE, A ALMA – A ALMA VIVENTE (nephesh em hebraico) é uma das TÊS PARTES do ser humano. Ela é responsável pela atividade cognitiva.

1 - A ALMA DOS FALECIDOS QUE NÃO SERVIRAM, AO MEHUSHKHAY ESTÃO NO SHEOL.
2 - AS ALMAS DOS SALVOS QUE JÁ MORRERAM ESTÃO COM YAOHUSHUA


VAMOS ENTENDER ESSE CONCEITO (Parte 3)

DUAS PERGUNTAS IMPORTANTES


1. Onde esteve o Rúkha de YAOHUSHUA durante o tempo que Seu corpo estava na sepultura?

O próprio Mehushkhay afirmou que não subiu ao Shuaolmayao por ocasião de Sua morte (Yaohukhanan 27:17), mas desceu ao Sheol (Atos 2:31), ressuscitando ao terceiro dia (Atos 2:32) Certamente que Ele foi para os shua-olmayao, na presença do Pai YAOHUH, visto que, ao ressuscitar, Ele disse: "Não Me detenhas, porque ainda não subi para o Meu Pai".

Yaohukhanám 20: 17"Não me toques", disse YAOHÚSHUA, "porque ainda não subi para meu YÁOHU ABí. Mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que subo para meu YÁOHU ABí e vosso ABí (Pai), meu YÁOHU UL e vosso Criador Eterno.

Ora, as palavras de Yaohukhánam nos mostram com muita clareza onde Ele estava e o que estava fazendo. YAOHUSHUA desceu ao "sheol" para pregar aos espíritos em prisão, já tendo Ele cumprido o sacrifício para perdão de todos os pecados. Quem estava no "sheol"? Todos os que morreram antes da vinda de YAOHUSHUA. Lá estavam os que já tinham, em vida, se decidido contra Ele, e também os que tinham, em vida, se decidido por Ele, na fé do Mehushkhay vindouro. A quem então YAOHUSHUA foi pregar? Certamente a aqueles que não fizeram, pelas circunstâncias, suas opções em vida, os quais viveram "quando a longanimidade de YAOHUH UL aguardava nos dias de Noakh".


2- Porque YAOHUSHUA desceu ao SHEOL? (hebraico) sheol (grego) hades

O que resultou então dessa presença de YAOHUSHUA, já vitorioso, no "sheol"? As escrituras nos mostram em Khanodgalut (Apocalipse) 1:18 que YAOHUSHUA disse: "Eu tenho as chaves do lugar dos mortos (do hebraico "sheol", e do grego "hades") e da morte". O que isso significa? Significa que essas chaves não estavam, anteriormente, nas mãos de YAOHUSHUA, mas passaram a estar após Sua vitória pela morte, conforme Hebreus 2:14 nos informa que "por meio da morte YAOHUSHUA destruiu aquele que tinha o poder da morte, ha-satan".

E aqui chegamos a um fato muito claro, escrituralmente, como um simples 1+1=2.

Os espíritos dos mortos se encontravam todos no "sheol" antes de YAOHUSHUA vir. Isso já estudamos antes. Após Sua morte, YAOHUSHUA foi ao "sheol" pregar aos espíritos em prisão. Em 1 Ts 4:13-18 vemos que YAOHUSHUA trará em Sua companhia os que dormem (mortos em corpo). Ora, os salvos estavam todos no "sheol" antes da vinda de YAOHUSHUA, mas agora 1 Ts 4 nos diz que Ele os trará consigo (os mortos salvos) quando for a hora da ressureição. Nos parece, então, claro, que em algum momento os espíritos dos mortos salvos foram levados aos shua-olmayao por YAOHUSHUA, após ter descido ao "sheol" e ter tomado as chaves da morte e do próprio "sheol".

É interessante notar que os espíritos dos condenados permanecem ainda no "sheol" até hoje ("sheol takhtiy" e "amoq sheol"). Com a tradução grega, a palavra "hades" substituiu a palavra "sheol", mas ainda assim é interessante notar que a palavra "hades" no Novo Testamento se refere somente a condenados, e não mais aos salvos, como ocorria com o "sheol" no Tanakh, antes da vitória de YAOHUSHUA.
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: