"O que é realmente a morte para você? O que as Sagradas Qaotávs (Escrituras) explicam sobre a alma humana quando morremos?"


O que é realmente a morte para você?
O que as Sagradas Qaotávs (Escrituras) explicam sobre a alma
humana quando morremos?
A alma realmente deixa de existir na morte?
Para onde a alma vai quando morremos?
E por que as pessoas morrem?
São perguntas bem claras e feitas por muitas pessoas. Temos um “mundo” cheio de religiosidade e doutrinas. Porém as Qaotávs (Escrituras) nos mostram cabalmente respostas de ULHÍM para estas questões sobre a Morte e a Continuidade da vida após a Morte.
A alma que peca morrerá - "2-4 Porque razão as pessoas usam esse dito a propósito da terra de Yaoshorúl: "Os pais comeram uvas ácidas e os filhos ficaram com os dentes embotados"? Tão certo como eu viver, diz YÁOHU ULHÍM o Criador Eterno, não hão-de dizer mais tal coisa em Yaoshorúl, porque todas as almas me pertencem e hão-de ser julgadas -tanto pais como filhos, da mesma forma -e a minha regra é esta: É unicamente por causa dos seus pecados que uma pessoa morrerá. 19-22 Como? perguntam vocês. Então o filho não há-de pagar pela maldade do pai? Não! Porque se fizer o que é recto e guardar os meus mandamentos, com toda a certeza que há-de viver. Aquele que pecar, esse morrerá. O filho não será castigado em consequência da iniquidade dos pais, nem os pais por causa do pecado dos filhos. A pessoa que for recta terá a recompensa da sua rectidão, tal como o pecador terá a paga da sua própria maldade. Mas se um pecador se arrepender do seu pecado e começar a cumprir as minhas leis, fazendo o que for justo, certamente que viverá; não morrerá. Todo o seu passado de pecado será esquecido, e terá vida em consequência da sua rectidão." – (Kozoqiúl/ Ezequiel 18:2-4,19-22)
O destino de todos - "1 Também isto cuidadosamente tomei em consideração -que os justos e os sábios estão dependentes da vontade de YÁOHU ULHÍM. Os homens não sabem sequer se virão a conhecer o amor ou o ódio. Não podem prever coisa nenhuma. 2 E é assim igual para toda a gente, sejam bons, sejam maus, religiosos ou não, descrentes ou crentes. Parece que não é justo, que aconteça o mesmo para toda a gente. 3E essa é a razão porque os homens não procuram mais ser bons, e escolhem, ao contrário, os seus maus caminhos; é porque na vida não lhes resta senão, como esperança, a morte. 4 Esperança há apenas para os vivos -um cão vivo vale mais que um leão morto! 5-6 Porque os vivos, esses sabem pelo menos que hão-de morrer! Mas os mortos não sabem nada; nem sequer têm memória. Tudo o que fizeram em vida-os seus amores, ódios, rivalidades -tudo se foi com eles, e já não têm participação de espécie alguma naquilo que se passa aqui na terra. 7 Por isso então, come e bebe com alegria, porque isso não interessa para YÁOHU ULHÍM! 8 Veste-te o melhor que puderes, e não te esqueças de te apresentar convenientemente! 9 Vive feliz com a mulher que amas, cada dia da breve existência que YÁOHU ULHÍM te concede aqui no mundo. Esse é o teu quinhão, com que YÁOHU ULHÍM te compensa pelo que passas aqui em baixo. 10 Tudo o que fizeres, fá-lo bem, porque na morte, para onde acabarás por ir, não há realizações, nem planos a fazer, nem coisas a compreender e a analisar. 11Voltei-me de novo para o que se passa sobre a face da terra e vi que os mais rápidos a correr não são sempre os que ganham as corridas, nem são os mais fortes que ganham sempre as batalhas. Também vi que os homens mais sábios são frequentemente pobres, e que os mais capazes não são necessariamente famosos; é uma questão de sorte, de acontecer encontrar-se no sítio certo, no momento oportuno. 12 O ser humano nunca sabe quando lhe vem a má sorte. Como o peixe capturado na rede ou o pássaro apanhado na armadilha, assim ele vê a desgraça cair-lhe em cima, de improviso." - (Qeholóth/ Eclesiastes 9:10)
“5 Pois se eu morrer já não poderei honrar-te "diante dos meus amigos vivos!” – (Tehillím/ Salmos 6:5)
“4 Se o coração lhes pára de bater, o seu destino é irem para debaixo da terra; e, com eles, morre numa hora tudo quanto planearam. 5 Mas feliz é aquele que é ajudado pelo YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno de YÁOHU-caf, "aquele cuja esperança tem por objecto YÁOHU ULHÍM, seu Criador Eterno, 6 o qual fez o céu, a terra, os mares e tudo quanto neles existe. Ele cumpre com todas as suas promessas.” - (Tehillím/ Salmos 146:4-6)
“11 E acrescentou depois: "O nosso amigo Úlozor adormeceu, mas agora vou acordá-lo!" 12-13 Os discípulos, pensando que YAOHÚSHUA quisesse dizer que Úlozor estava a dormir normalmente, comentaram: "Isso significa que está melhor." Mas o que YAOHÚSHUA queria dizer era que Úlozor tinha morrido. 14-15 Então disse-lhes abertamente: "Úlozor morreu,e por vossa causa estou satisfeito por não me encontrar ali nessa altura, pois isto dar-vos-á outra oportunidade de confirmarem a vossa fé. Vamos ter com Úlozor." - (Yaohu'khánam/ João 11:11-15)
“45 As Qaotáv dizem-nos que o primeiro homem, Adám, se tornou um ser com vida, mas o último Adám, isto é, hol-MEHUSHKHÁY, é um RÚKHA que dá vida.” - (1° Carta aos Coríntios 15:45)
“22-23 Mehushúa, por exemplo, disse há muito: 'YÁOHU UL levantará de entre os vossos irmãos um profeta semelhante a mim! Ouçam tudo o que ele vos disser. Quem não o escutar perecerá, excluído do povo.' 24 Shamu-Úl e todos os profetas que lhe sucederam falaram do que está a acontecer hoje 25Vocês são filhos destes mesmos profetas e estão abrangidos pela promessa que YÁOHU UL fez aos vossos antepassados, de que todo o mundo será abençoado através do povo Yaoshorulíta; foi esta a promessa que YÁOHU UL fez a Abruhám 26 Quando YÁOHU UL elegeu o seu servo, enviou-o em primeiro lugar a vocês, homens de Yaoshorúl, para vos abençoar, desviando-vos dos vossos pecados." - (Emissários/ Atos dos Apóstolos 3:22-26)
“28 Não receiem quem mais não pode fazer do que matar-vos o corpo sem poder atingir a vossa alma! Só YÁOHU UL devem temer, que pode lançar no inferno tanto a alma como o corpo.” - (Man'yaohuh/ Mateus 10:28)
Escravos do rectitude – “15 Porque a graça de YÁOHU UL nos libertou da lei, quer isso dizer que agora vamos continuar a pecar? Com certeza que não! 16-18 Não estão a ver que depende de vocês o escolher aquele que vos há-de dominar? Podem escolher o pecado, com a consequente morte; ou a obediência a YÁOHU UL, com a respectiva aprovação. Graças a YÁOHU UL porque, tendo sido escravos do pecado, agora obedeceram de todo o coração ao ensinamento que YÁOHU UL vos entregou, e encontram-se livres do pecado, mas sujeitos a um novo domínio: o da justiça. 19Eu falo assim desta maneira humana porque é fácil de entender. Repito que, assim como antes eram escravos de toda a sujidade e de toda a corrupção para pecarem, agora devem tornar-se escravos, sim, mas de tudo o que é justo e santo. 20-21 No tempo em que eram escravos do pecado, a obediência a YÁOHU UL não era a vossa preocupação. E qual era o resultado disso, de que agora até têm vergonha? O fim dessas coisas conduz à perdição eterna 22 Mas eis que agora, libertados do poder do pecado, são escravos de YÁOHU UL, tendo como fruto a santidade e como objectivo último a vida eterna. 23 Porque o salário que o pecado paga é a morte, mas de YÁOHU UL recebemos a dádiva gratuita da vida eterna, por meio de YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY nosso Molkhiúl (Rei).” - (Latenius/ Carta aos Romanos 6:15-23)
A ressurreição dos mortos – “12 Mas se pregamos que hol-MEHUSHKHÁY ressuscitou da morte, porque é que alguns entre vocês andam a dizer que não há ressurreição dos mortos? 13 Porque se não há ressurreição dos mortos, então hol-MEHUSHKHÁY ainda deve estar morto. 14 E se ele ainda está morto, então toda a nossa pregação é inútil, e a vossa fé em YÁOHU UL é em vão. 15 E nós, emissários, seremos todos mentirosos, porque dissemos que YÁOHU UL ressuscitou hol-MEHUSHKHÁY, e isso não seria verdade, se os mortos não tornassem à vida. 16 Se não há ressurreição dos mortos, então hol-MEHUSHKHÁY não ressuscitou. 17 E se hol-MEHUSHKHÁY não ressuscitou então a vossa fé é inútil, e vocês ainda estão sob condenação por causa dos vossos pecados. 18 Nesse caso, todos quantos morreram crendo em hol-MEHUSHKHÁY estão perdidos! 19 E se a nossa esperança em hol-MEHUSHKHÁY é unicamente para esta vida, nós somos as pessoas mais miseráveis no mundo. 20 Mas o facto é que hol-MEHUSHKHÁY ressuscitou mesmo dos mortos e se tornou o primeiro entre milhões que um dia voltarão a viver! 21 Tal como a morte apareceu neste mundo por causa daquilo que um homem (Adám) fez, assim também é por causa do que um outro Homem (Hol-MEHUSHKHÁY) realizou que agora há a possibilidade da ressurreição da morte. 22 Cada um de nós morre porque pertence à descendência pecadora de Adám. Mas todos os que estão ligados a hol-MEHUSHKHÁY voltarão de novo à vida. 23 Contudo cada um na sua ordem: Hol-MEHUSHKHÁY foi o primeiro a ressuscitar; e depois, quando ele voltar, todo o seu povo tornará a viver. 24 Então virá o fim, em que hol-MEHUSHKHÁY entregará o reino a YÁOHU UL, YÁOHU ABí, tendo derrubado todos os domínios, autoridades e poderes. 25 Porque hol-MEHUSHKHÁY reinará até que tenha derrotado todos os seus inimigos, 26 incluindo o último, que será a morte. 27 Porque foi dada a hol-MEHUSHKHÁY, por seu YÁOHU ABí, a autoridade e o domínio sobre todas as coisas, excepto, naturalmente, sobre o seu próprio YÁOHU ABí, que foi quem lhe deu esse poder de domínio. 28 Quando hol-MEHUSHKHÁY tiver finalmente ganho a batalha contra os seus inimigos, então ele, ha-BOR (Filho) de YÁOHU UL, pôr-se-á a si próprio também sob a autoridade de YÁOHU ABí, para que YÁOHU UL, que lhe deu a vitória sobre tudo, seja absolutamente supremo. 29 Se os mortos não voltarem a viver, que razão haveria então para aquilo que certas pessoas fazem, que é imergirem-se no lugar de outros que já partiram? Porquê tudo isso, se não se crê que os mortos ressuscitarão? 30 E porque havemos nós próprios de arriscar constantemente as nossas vidas, enfrentado a morte hora a hora? 31 Porque é um fato que eu enfrento diariamente a morte; mas se isso é verdade, também não o é menos a minha satisfação no vosso crescimento em YÁOHU UL. 32 E que valor teria eu haver lutado com feras, em Éfeso, se não houver a ressurreição dos mortos? Se não tornarmos a viver, "comamos e bebamos, pois que no fim de contas amanhã morreremos" e acaba-se tudo! 33 Não se deixem enganar pelos que dizem tais coisas. As más companhias corrompem os bons costumes. 34 Despertem e parem de pecar! Porque para vossa vergonha o digo: alguns de vocês ainda não conheceram realmente YÁOHU UL.” – (1° Carta aos Coríntios 15:12-34)
Adám e hol-MEHUSHKHÁY – “12-14 Quando Adám pecou, o pecado transmitiu-se a toda a raça humana, e trouxe como consequência a morte a todos; e todos foram contados como pecadores. Mas desde Adám até Mehushúa, e embora naturalmente as pessoas pecassem, YÁOHU UL não as julgou por desobediência a uma lei, porque justamente YÁOHU UL ainda não lhes tinha dado as suas leis. Assim essas pessoas morreram em consequência do pecado, ainda que não tivessem desobedecido a uma determinada lei de YÁOHU UL tal como Adám, o qual é uma figura, por contraste com hol-MEHUSHKHÁY, que ainda havia de vir! 15 Há uma grande diferença entre o pecado do homem e o perdão de YÁOHU UL! Um só homem, Adám, trouxe a morte a muitos, por causa do seu pecado. Mas também um só homem, YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, trouxe o perdão a muita gente através da abundante misericórdia de YÁOHU UL. 16 E o resultado da oferta graciosa de YÁOHU UL é muito diferente do resultado do pecado daquele único homem. Porque o pecado de Adám trouxe o castigo da morte a muitos, enquanto que hol-MEHUSHKHÁY gratuitamente tira muitos pecados e oferece em seu lugar a aprovação de YÁOHU UL. 17 O pecado de um só homem, Adám, fez com que a morte dominasse toda a natureza humana, mas todos os que receberam a maravilhosa graça e justificação de YÁOHU UL terão, agora, o domínio da vida, através do acto também de um só, YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY. 18 É verdade que o pecado de Adám trouxe a todos o castigo, mas a justiça de YÁOHU UL tornou possível que os homens se tornem justos perante YÁOHU UL, para que assim possam viver. 19 Adám, porque desobedeceu a YÁOHU UL, fez com que muitos se tornassem pecadores, mas hol-MEHUSHKHÁY, porque lhe obedeceu, fez que muitos também fossem aceitos por YÁOHU UL. 20-21 A lei foi dada a fim de que todos pudessem ver bem quanto tinham falhado em obedecer a YÁOHU UL. Mas se o nosso pecado é grande, muito maior e mais abundante é a graça de YÁOHU UL que nos perdoa. Antes, o pecado governava sem limites todos os homens, levando-os à morte, mas agora é a misericórdia de YÁOHU UL, que não merecíamos, que governa, colocando-nos numa posição de justiça perante YÁOHU UL e de acesso à vida eterna por YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY nosso Molkhiúl.” - (Latenius/ Carta aos Romanos 5:12-21)
“1 "Como é frágil o ser humano"- são bem poucos os seus dias e bem cheios" de inquietação! 2-3 Desabrocha por um momento, como uma flor -e logo seca; como a sombra fugitiva duma nuvem que o vento sopra, "também ele desaparece num hora. Terás mesmo que ser assim tão áspero" para com os fracos humanos" e trazê-los a julgamento? Como podes tu pedir pureza a alguém que nasceu impuro? Concedes à humanidade um tão curto pedaço de vida "ao fim e ao cabo são apenas meses que lhe dás", sem possibilidade alguma de ultrapassar o tempo que lhe foi atribuído! 6 Por isso, dá-lhe um pouco de descanso, peço-te. Desvia dele a tua zanga" e permite que tenha ainda alguns momentos de repouso antes de morrer. 7 Até para uma planta há esperança"- se lhe cortarem um ramo ainda pode dar rebentos e florescer; 8 mesmo quando as raízes começam a envelhecer, debaixo da terra, "e o caule fica menos tenso, 9 é capaz ainda de se renovar, se for regada," à semelhança duma planta nova. 10 Mas quando uma pessoa morre e a enterram, dá o último suspiro, "e que fica dele? 11-12 Tal como a água que se evapora num mar, "ou como o ribeiro que seca e desaparece com a falta de chuva, "assim o ser humano se deita pela última vez" e não se levanta mais, senão quando já não existe o universo; " não se reerguerá antes, não despertará do seu sono. 13 Oh, se me escondesses na região da morte e lá me deixasses esquecido "até que a tua ira tivesse acabado, e tivesses um momento determinado" em que tornasses a lembrar-te de mim!” - (Yaoháv/ Jó 14:1-13)
Amados, temos um tempo para tudo nesta terra. As Sagradas Qaotávs (Escrituras) nos mostram respostas sobre todo assuntos. Por isso seja sábio e ande conforme o coração de YÁOHUH UL. Alegre nosso Criador e fale sobre a Verdade que liberta e derruba “ensinos” fortemente erguidos.


Shuaoléym Amados!

PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: