PACTOS E ALIANÇAS


AS VÁRIAS ALIANÇAS

Segundo as Escrituras, no decorrer da historia humana YAOHUH ULHIM fez Alianças com os homens, que podemos classificar em dois grandes grupos - as alianças do Antigo e do Novo Testamento.



IMPORTANTE - As Alianças e pactos entre YAOHUH ULHIM e o homem sempre foram iniciadas e executadas por YAOHUH ULHIM.

CARACTERÍSTICAS DE CADA ALIANÇA
Cada aliança teve a sua características peculiar. É sobre essas características que trataremos de agora em dainte.

4 - ALIANÇA ABRAÃMICA (Uma herança incondicional que não provem da Lei)

A chamada de Abruâm levou-o a separar-se da sua pátria, do seu povo e dos seus familiares, para tornar-se estrangeiro e peregrino na terra. Com Abruâm, YAOHUH ULHIM estava estabelecendo o princípio importante de que os seus deviam separar-se de tudo quanto possa impedir o propósito de ULHIM em suas vidas.


ENTENDENDO A ALIANÇA ABRAÂMICA. (Perte 2)


OS DESCENDENTES DE ABRUÂM - UMA MULTIDÃO DE NAÇÕES

Lembra o que YAOHUH Disse a Abruâm? O avô de Ya’akov (Yaoshorul). A promessa feita por ULHIM de fazê-lo pai de muitas nações?


Bereshít 17:4-16 "É esta a minha aliança: serás o pai não só de uma nação, mas de uma grande quantidade de nações”.

“Dar-te-ei milhões de descendentes que constituirão muitas nações. Haverá mesmo reis na tua descendência”.

“Continuará através de todas as gerações futuras, para sempre; porque se aplica não só a ti, mas a todos os que hão de ser teus filhos”.

“Porque hei de abençoá-la, e terás um filho dela. Sim, abençoá-la-ei ricamente e será mãe de muita gente. Muitos povos, e até reis, constituirão a sua posteridade".


Nessa promessa vemos a presença de termos como: "descendência", "futura", "todas as gerações", "para sempre", "reis" (como descendentes justos).

Bereshít 15:1 Após isso Yaohuh ULHIM falou a Abruâm numa visão e disse-lhe: "Não tenhas receio, Abruâm, porque eu te defenderei e terás uma enorme recompensa que te darei!" 2Mas Abruâm replicou-lhe: "Oh! Yaohuh ULHIM meu Criador Eterno, para que servirão as tuas bênçãos se eu estou sem filhos. 3Porque, sem um filho, terá de ser o gerente da minha casa, Úlozor, de Damasco, quem virá a herdar tudo!" 4Yaohuh ULHIM respondeu-lhe: "Não. Nenhum outro será teu herdeiro; porque eu te darei um filho que virá a herdar tudo o que tens!" 5-6 Yaohuh ULHIM trouxe-o para fora de casa, sob o shuaolmayao estrelado, e disse-lhe: "Olha para o firmamento e vê se podes contar as 'cocavim' (estrelas). Pois assim será a tua descendência; serão tantos que nem se poderão contar!" Abruâm creu em Yaohuh ULHIM. Então Yaohuh ULHIM, por causa da emunáh que ele mostrou ter, considerou-o como justo.

A tua descendência (da tua semente/semen/esperma) sairá uma multidão de nações! - até Yaohutskhaq e Yaohukaf/Yaoshorul, donde floresceram as dozes tribos, que enxertaram todas as nações.


Bereshít 17:1 E quando Abram era de 99 anos, Yaohuh ULHIM apareceu-lhe: "Eu sou Yaohuh ULHIM que tem todo o poder. Caminha na vida em contato comigo e conduze-te sempre como deves. 2Vou fazer uma aliança contigo garantindo-te que te hás de tornar num grande povo". 3Abram inclinou-se profundamente diante de Yaohuh ULHIM, o qual continuou: 4 "É esta a minha aliança: serás o pai não só de uma nação, mas de uma grande quantidade de nações. 5-8E mais ainda; vou mudar-te o nome, que não será mais Abram, mas Abruâm, porque é isso mesmo que virás a ser. Dar-te-ei milhões de descendentes que constituirão muitas nações. Haverá mesmo reis na tua descendência. E este acordo que fica estabelecido entre mim e ti continuará através de todas as gerações futuras, para sempre; porque se aplica não só a ti mas a todos os que hão de ser teus filhos. É como um contrato em como eu serei teu Yaohuh ULHIM e o Criador Eterno de toda a tua posteridade. Dar-te-ei esta terra de Canaã, a ti e a todos eles, para sempre. E serei com efeito o vosso Criador Eterno. 9-14A parte que te diz respeito neste acordo é esta: obedeceres à minha aliança. Tu pessoalmente, assim como toda a tua descendência, terão continuamente este dever - todo o que nascer, do sexo masculino, terá de ser circuncidado. Isto será uma prova em como tu e eles aceitam este acordo. Todo o que for do sexo masculino será circuncidado oito dias depois de ter nascido. E isto se aplica tanto aos que forem mesmo da vossa família, da vossa raça, como aos estrangeiros que viverem convosco, e aos criados e escravos. É assim um sinal permanente como prova deste acordo, e aplica-se tanto a ti como aos teus descendentes. Todos deverão ser circuncidados. Todos terão desta forma em si mesmos uma marca física da sua participação nesta aliança perpétua. Aqueles que recusarem aceitar os termos deste acordo terão de deixar de fazer parte do seu povo, visto que violam o meu contrato". 15-16E no que diz respeito a Sarai, a tua mulher, acrescentou Yaohuh ULHIM, "também o seu nome não será mais Sarai, mas Soroáh, porque hei-de abençoá-la, e terás um filho dela. Sim, abençoá-la-ei ricamente e será mãe de muita gente. Muitos povos, e até reis, constituirão a sua posteridade". 17Abruâm inclinou-se em adoração a Yaohuh ULHIM. Contudo no seu íntimo não se impediu de achar graça, e de se rir, numa atitude de descrença! "O quê, eu, pai, agora com 100 anos?", pensou”. E Soroáh, nascer-lhe um filho agora aos 90?". 18E replicou a Yaohuh ULHIM: "Pois sim, Yaohuh ULHIM, abençoa então Ishmaúl". 19-21"Não!", insistiu Yaohuh ULHIM”. Não é isso que estou te dizendo. Soroáh, a tua mulher, dará à luz um filho. E o nome que lhe vais dar será Yaohutskhaq. E estabelecerei o meu acordo com ele, para sempre, assim como com os seus descendentes. Quanto a Ishmaúl, com certeza que também o abençoarei, tal como me pediste agora. Terá uma abundante descendência e tornar-se-á uma grande nação. Haverá doze príncipes no meio da sua posteridade. Contudo a minha aliança é feita com Yaohutskhaq, que vocês hão de ter, tu e Soroáh, para o próximo ano, mais ou menos por este tempo". 22-23Após este diálogo, Yaohuh ULHIM deixou-o. E naquele mesmo dia Abruâm pegou em Ishmaúl, o seu filho, e convocou toda a gente do sexo masculino da sua família, nascidos ou não na sua casa, e circuncidou-os, tal como Yaohuh ULHIM lhe dissera. 24-27Abruâm tinha nessa altura 99 anos e Ishmaúl 13 quando foram ambos, no mesmo dia, circuncidados, ao mesmo tempo que todos os outros homens da sua família e da sua casa, nascidos lá ou adquiridos como servos.




QUEM É A DESCENDÊNCIA DE ABRUÂM?


Então onde está esta multidão de nações?

Está exatamente onde vocês RENASCIDOS estão, são vocês esta multidão de nações! Descendentes de Abruâm através da emunáh no Mehushkhay Yaohushua!

Para ser mais claro, pela emunah no Mehushkhay a identidade daquele que crê é mudada, ele passa a ser um verdadeiro filho de Abruâm.

Shaul ensina que a última parte dessa promessa cumpre-se hoje na proclamação das Boas Novas - "Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que ULHIM fez com nossos pais, dizendo a Abruâm: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra" - (Atos 3.25).


ATENÇÃO: É imprescindível entendermos que essa descendência na carne seja de Abruâm, Yaohukaf, seja de Efroím (Efraim), seja de Yáohusaf (José), não pode fazer filhos a YAOHUH ULHIM; somente a emunáh (fé) o pode.


Manyaohuh 3:9 Não tentem escapar pensando que estão em segurança por serem Yaohudim, descendentes de Abruâm. Isso nada prova! Yaohuh UL até pode transformar estas pedras em filhos de Abruâm!

Yaohukhanan 8:37-47 Sim, eu bem sei que são descendentes de Abruâm! Contudo, alguns de vocês tentam matar-me porque a minha mensagem não encontra abrigo nos vossos corações. O que eu vos digo é o que vi junto de meu Yaohuh AB; mas é o conselho do vosso pai que vocês seguem". 39"O nosso pai é Abruâm", declararam". “Não, respondeu YAOHÚSHUA". Se fossem filhos de Abruâm, seguiriam o seu exemplo. 40Em vez disso, porém, procuram matar-me, apenas por vos ter dito a verdade que ouvi de Yaohuh UL. Abruâm jamais faria uma coisa dessas! 41Procedendo assim, é ao vosso verdadeiro pai que obedecem". Protestaram: "Não somos bastardos; o nosso verdadeiro pai é o próprio Criador Eterno".

42YAOHÚSHUA disse-lhes: "Se Yaohuh UL fosse o vosso pai, amar-me-iam, porque é da parte de Yaohuh UL que vim. Não estou aqui por resolução minha, antes foi ele que me enviou. 43Por que não entendem o que vos digo? Porque não podem compreender. 44-45Pois vocês são filhos do vosso pai, ha-satan, e querem praticar a maldade que ele pratica. Desde o princípio ele tem sido homicida e inimigo da verdade; nele não há nada de verdade. Quando ele mente, faz o que lhe é próprio, porque é o pai da mentira. Assim, quando vos digo a verdade, é natural que não acreditem. 46-47Qual de vocês me pode acusar com verdade de um único pecado que seja? E, uma vez que vos digo a verdade, por que não acreditam em mim? Todo aquele cujo Yaohuh AB é Yaohuh UL escuta as palavras que de Yaohuh UL vêm. Uma vez que o não fazem isso só prova que não são de Yaohuh UL".
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: