Filósofo ou Praticante da Torah? O que você é?

.
Vejo muitas pessoas falando sobre a questão da restauração e sobre a Torah e judaísmo, mas, o que diferencia um filósofo de um praticante da Torah? A resposta é simples. Um filósofo se cerca de livros e cria o hábito de discutir os assuntos que aprende. Na verdade, o alimento para o filósofo é o próprio conhecimento e isto serve como inspiração para sua vida. Após isto cria uma série de jargões e o máximo que pode se tornar é um "pregador". Por outro lado, a vida dele continua a mesma, sem transformações profundas e com o tempo com um acréscimo de aflições, pois o acúmulo de conhecimento exigirá um mérito que só pode ser adquirido com a prática da Torah. O filósofo pode também tornar-se confuso e nestes casos a situação fica ainda pior. E o praticante? Bem, este está no caminho de se tornar um Tsadik, um justo segundo o conceito da Torah. A sua prática dos preceitos torna seu relacionamento com o Eterno mais profundo, e o resultado disto é um crescimento espiritual visível com transformações reais na sua própria vida. O conhecimento para o praticante da Torah é uma ferramenta que o ajuda a praticar os preceitos de forma mais precisa, porém a sua inspiração vem da própria prática da Torah.
Nenhum dos dois são perfeitos, nem o filósofo, nem o praticante da Torah, mas o praticante inegavelmente está nitidamente mais próximo do Eterno pois está fazendo a vontade Divina. Não é por acaso que a frase clássica que foi um dos compromissos do nosso povo com o Eterno, o qual contribuiu para o povo judeu se tornar depositário da Torah e suas revelações foi a seguinte: "FAREMOS E OUVIREMOS". Observem que o "fazer" veio antes de "ouvir", a final de contas vivemos no mundo de Assiá, o mundo da ação, e neste mundo é a ação movida pela Emuná (fé) que faz toda a diferença. Vamos cumprir mais a Torah e podemos ensinar não segundo teologias, mas segundo a nossa própria experiência.



O acúmulo de conhecimento pode formar um filósofo, mas só a prática pode trazer à luz o propósito Divino na vida de uma pessoa
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: