templo de Salomão Obs: Desconsiderem os nomes pagãos!


   



Neste estudo nós vamos falar sobre o templo de Salomão, bem como sua semelhança conosco como santuário do Deus Vivo. Também falaremos sobre o templo de Esdras (o 2º templo) e de Herodes (o 3º templo). Você vai conhecer os utensílios do templo e do tabernáculo, quando e onde Salomão construiu o templo e os materiais que ele usou. Também vai ficar sabendo sobre o Arco de Tito e como se chama o candelabro de sete lâmpadas usado pelos judeus e o que aconteceu com ele ao longo da história de Israel. Você ainda vai conhecer em detalhes como foi construído o templo de Herodes e onde fica o Pórtico de Salomão, tão falado no livro de Atos dos apóstolos. Assuntos relacionados: Levitas e Sacerdócio Levítico | Menorá | A arca da Aliança do Senhor.


Como falamos no estudo sobre a arca da Aliança do Senhor, o templo de Salomão foi planejado segundo o modelo do tabernáculo dado a Moisés (Êx 25; 26; 27), e também comentado no tópico sobre Levitas, entretanto, com algumas alterações, em especial com relação aos utensílios e materiais empregados na sua construção: não mais cortinas, reposteiros ou estacas de tenda, mas com pedras lavradas, madeira de cedro, oliveira e cipreste, ouro e pedras preciosas, entre outros. Também a bacia de bronze onde os sacerdotes lavavam as mãos e pés antes de entrar na tenda da Congregação (Êx 30: 17-21; Êx 38: 8) foi substituída pelo mar de fundição, também chamado mar de metal fundido (2 Cr 4: 1-6). Vamos ver algumas imagens primeiro:



A vista exterior do Templo de Salomão


A bacia de bronze de Moisés e o mar de fundição de Salomão




Vamos começar o estudo pelo texto bíblico de 2 Cr 3: 1-14 cf. 1 Rs 6: 1-10; 1 Rs 6: 23-28; 1 Rs 7: 15-22 (Versão Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida):

“Começou Salomão a edificar a Casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá [Gn 22: 2, onde Abraão ofereceu Isaque em sacrifício – anotação minha], onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, lugar que Davi tinha designado na eira de Ornã, o jebuseu. Começou a edificar no segundo mês, no dia segundo, no ano quarto do seu reinado [O reinado de Salomão foi de 970-930 AC, portanto, iniciou a construção do templo em 966 AC]. Foram estas as medidas dos alicerces que Salomão lançou para edificar a Casa de Deus: o comprimento em côvados, segundo o primitivo padrão [51,8 cm, usado para fins sacros], sessenta côvados [31 m comprimento], e a largura, vinte [10,36 metros largura. Em 1 Rs 6: 2, está escrito também 30 côvados de altura = 15,54 metros altura]. O pórtico [’ülâm] diante da casa media vinte côvados no sentido da largura do Lugar Santo [10,36 metros largura], e a altura, cento e vinte [em Hebraico. Em Syríaco e na Septuaginta, a versão grega do AT, 20 côvados = 10,36 metros altura], o que, dentro cobriu de ouro puro [1 Rs 6: 3: ... Lugar Santo, contra dez de fundo = 5,18 metros de profundidade]. Também fez forrar de madeira de cipreste a sala grande [o Lugar Santo = hékâl ou hekhal, que deriva do Sumério: É GAL = Casa Grande], e a cobriu de ouro puro, e gravou nela palmas e cadeias. Também adornou a sala de pedras preciosas; e o ouro era de Parvaim [localização obscura – cogita-se Iêmen. É, geralmente, um nome genérico para as regiões orientais de onde vinha ouro, como Ofir, por exemplo]. Cobriu também de ouro a sala, as traves, os umbrais, as paredes e as portas; e lavrou querubins nas paredes. Fez mais o Santo dos Santos [Debir], cujo comprimento, segundo a largura de sala grande, era de vinte côvados, e também a largura, de vinte [10,36 metros cúbicos – um cubo perfeito]; cobriu-a de ouro puro do peso de seiscentos talentos [1 talento corresponde a 34 kg, portanto, 20.400 kg]. O peso dos pregos era de cinqüenta siclos de ouro (600 g.). Cobriu de ouro os cenáculos(NVI, as salas superiores). No Santo dos Santos, fez dois querubins de madeira e os cobriu de ouro. As asas estendidas, juntas, dos querubins mediam o comprimento de vinte côvados; a asa de um deles, de cinco côvados, tocava na asa do outro querubim. Também a asa do outro querubim era de cinco côvados e tocava na outra parede; era também a outra asa igualmente de cinco côvados e estava unida à asa do outro querubim. As asas destes querubins se estendiam por vinte côvados; eles estavam postos em pé, e seu rosto, virado para o Santo Lugar. Também fez o véu de estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino; e fez bordar nele querubins. Fez também diante da sala duas colunas de trinta e cinco côvados de altura; e o capitel, sobre cada uma, de cinco côvados. Também fez cadeias, como no Santo dos Santos, e as pôs sobre as cabeças das colunas; fez também cem romãs, as quais pôs nas cadeias. Levantou as colunas diante do templo, uma à direita, e outra à esquerda; a da direita [NVI, sul], chamou Jaquim, e a da esquerda [NVI, norte], Boaz ”.

Resumindo: o templo tinha 31 metros de comprimento x 10,6 m de largura x 15,54 m de altura. O Pórtico media 10,36 metros largura x 10,36 altura x 5,18 metros de profundidade. O Santo dos Santos era um cubo perfeito de aproximadamente 10,36 metros cúbicos.

Seguindo a leitura bíblica, podemos ver que havia portas duplas de madeira de cipreste separando o Lugar Santo do Pórtico, cada qual composta de duas folhas. As janelas de gelosia (gelosia é uma grade de fasquias – ripas – de madeira cruzadas de intervalo a intervalo, que ocupa o vão de uma janela), que a bíblia chama de janelas de fasquias fixas ou janelas com grades estreitas – NIV – 1 Rs 6: 4) eram abertas e estavam próximas do teto e iluminavam o Santo Lugar com o altar do incenso, a mesa e os cinco pares de lâmpadas, ou seja, os castiçais ou candelabros (como a menorá do tabernáculo de Moisés, descrita em outro estudo).

Aqui nós vamos voltar ao que dissemos no início sobre algumas diferenças entre o tabernáculo de Moisés e o templo de Salomão. A Menorá é uma delas (Êxodo 25: 31-40; Êxodo 37: 17-24). Em Êxodo 37: 17 está escrito: “Fez também o candelabro de ouro puro; de ouro batido o fez; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formavam com ele uma só peça”. Em hebraico é: “Vayya’as ‘eth-hammenorâh zâhâbh thâhor miqshâh ‘âsâh ‘eth-hammenorâhyerêkhâh veqânâh gebhiy’eyhâ kaphtoreyhâ upherâcheyhâ mimmennâhhâyu”. Menorá significa lâmpada, candelabro, candeeiro com sete braços usado no Tabernáculo. Em 2 Cr 4: 7 (cf. 1 Rs 7: 49) está escrito: “Fez também dez candeeiros de ouro, segundo fora ordenado, e os pôs no templo, cinco à direita e cinco à esquerda [NVI – dez candelabros de ouro, de acordo com as especificações]”. Em hebraico é: “vayya’as ‘eth-menoroth hazzâhâbh ‘eser kemishpâthâm vayyittênbahêykhâl châmêsh miyyâmiyn vechâmêsh misemo’vls”. Menoroth é o plural de Menorah, e isso significa que Salomão fez 10 candelabros para colocar no Lugar Santo do templo. Na Menorah, há sete braços ao todo: uma haste central e três braços que saem de cada lado. Os candeeiros de ouro foram colocados em grupos de cinco, uns em frente aos outros no Santo Lugar, como pode ser visto no esquema acima.

Estes candeeiros foram levados para Babilônia no momento da invasão de Jerusalém por Nabucodonosor (Jr 52: 17-23), que também levou a arca da Aliança do Senhor e todos os utensílios do templo, como falamos no estudo sobre a Arca. No segundo templo construído por Esdras a arca da Aliança não mais existia como pudemos ver (Jr 3: 16) e, provavelmente, outro candelabro de ouro teve que ser feito, outra Menorá para ser colocada no segundo templo, junto com a mesa e os pães da proposição. Há referência sobre isso em Zc 4: 1-14, em especial nos versículos 2; 3 e 14. Também há menção aos vasos e utensílios do templo que foram devolvidos por Ciro, quando permitiu o retorno dos judeus a Jerusalém: Ed 5: 1-2; Ed 1: 7-11. A ausência da arca no segundo templo foi um fator para torná-lo inferior ao de Salomão (Ed 3: 12; Ag 2: 3).

No terceiro templo construído por Herodes, a Menorah também estava presente, mas com a destruição do templo por Tito em 70 DC, não só a Menorah, mas os demais objetos presentes no templo foram levados para Roma. Isso ocorreu na primeira guerra judaico-romana (66-70 DC), às vezes chamada de grande revolta judaica, que foi a primeira de três grandes rebeliões dos judeus da Judéia contra o Império Romano. Começou no ano 66 DC, inicialmente devido a tensões religiosas entre gregos e judeus com protestos anti-taxações e ataques a cidadãos romanos. Terminou quando as legiões romanas sob o comando de Tito (Tito Flávio Vespasiano Augusto, filho de Tito Flávio Sabino Vespasiano) sitiaram e destruíram o centro da resistência rebelde em Jerusalém em 01 de agosto de 67 DC, culminando com a destruição do templo em 70 DC, e derrotaram as restantes forças judaicas. Esse fato não só foi um marco do cumprimento das profecias de Jesus (Mt 24: 1-2; Mc 13: 1-2), como também foi retratado em forma de relevo no Arco de Tito, em Roma. O Arco de Tito, todo feito de mármore, foi como erigido como um triunfo comemorando a conquista de Jerusalém, e construído em 81 DC após a morte do imperador por causa de uma febre. No Arco pode-se ver esculpidos a mesa com os pães da proposição, as trombetas de prata e a Menorá. Ele mede 15,4 metros de altura, 13,5 metros de largura e 4,75 de espessura. Nele, pode-se ler a seguinte inscrição: “SENATVS-POPVLVSQVE-ROMANVS-DIVO-TITO-DIVI-VESPASIANI-(FILIO)VESPASIANO-AVGVSTO”, que significa: “O senado e o povo romano [dedicam] ao divino Tito Vespasiano Augusto, filho do divino Vespasiano”. Nunca, nenhum judeu de Roma ou de qualquer outro país da Diáspora passou debaixo do Arco de Tito; somente em 1948, quando foi fundado o Estado de Israel, pois eles passaram embaixo do arco comemorando a reconquista de sua terra e por ter sobrevivido ao Império Romano.







Uma pergunta interessante a fazer sobre a Menorah é: se Salomão construiu 10 candelabros para colocar no templo, o que aconteceu com a Menorá que foi feita para o tabernáculo de Moisés? Onde ela estava colocada no Templo de Salomão? A bíblia nada menciona sobre isso, ao contrário do que aconteceu com a Arca da Aliança, que depois de ser colocada no tabernáculo em Siló, nos tempos do sacerdote Eli, foi roubada e depois devolvida pelos filisteus. Por que será que Salomão colocou dez candeeiros de ouro, ao invés da Menorá original? Mesmo por orientação de Davi, qual o motivo real para isso? As explicações místicas encontradas em livros apócrifos judaicos não satisfazem a curiosidade, uma vez que a própria bíblia não corrobora o fato.

Outra dúvida é o que encontramos na bíblia em relação às mesas feitas por Salomão e relatadas em 2 Cr 4: 19-20 e 1 Reis 7: 48-50. No primeiro texto está escrito: “Também fez Salomão todos os utensílios do Santo Lugar de Deus: o altar de ouro e as mesas, sobre as quais estavam os pães da proposição; e os candeeiros com suas lâmpadas de ouro puro, para as acenderem, segundo o costume, perante o Santo dos Santos”. Em 1 Reis 7: 48-50 está escrito: “Também fez Salomão todos os utensílios do Santo Lugar do Senhor: o altar de ouro e a mesa de ouro, sobre a qual estavam os pães da proposição; os castiçais de ouro finíssimo, cinco à direita e cinco à esquerda, diante do Santo dos Santos; as flores, as lâmpadas e as espevitadeiras [em Inglês: pinças, tenazes], também de ouro; também as taças, as espevitadeiras [instrumentos que cortavam o excesso de vela derretida que escorria; em outras traduções], as bacias, os recipientes para incenso e os braseiros, de ouro finíssimo; as dobradiças para as portas da casa interior para o Santo dos Santos e as das portas do Santo Lugar do templo, também de ouro”. Nos dois textos, não há dúvida quanto à presença dos dez candeeiros, mas não há consenso sobre o número de mesas com os pães da proposição, se havia dez ou apenas uma mesa.

Também podemos ver no desenho acima, como foi dito no início, que a bacia de bronze onde os sacerdotes lavavam as mãos e pés antes de entrar na tenda da Congregação (Êx 30: 17-21; Êx 38: 8) foi substituída pelo mar de fundição, também chamado tanque de metal fundido (2 Cr 4: 1-6). O tanque de metal fundido era uma estrutura redonda que media 4,5 metros de diâmetro e 2,25 metros de altura. Sua circunferência era de 13,5 metros e sua espessura de quatro dedos (8 cm). Sua borda se assemelhava à de um cálice e sua capacidade era de 60.000 litros. Abaixo da borda e ao seu redor havia doze touros, quatro grupos de três, cada grupo voltado para os quatro pontos cardeais. O mar de fundição estava colocado no lado sudeste do templo, em oposição ao altar de bronze que era colocado no lado nordeste.

O mar de fundição tinha um propósito diferente das 10 pias de bronze ao redor do templo. As pias, cinco à direita e cinco à esquerda, serviam para se lavar nelas o que pertencia ao holocausto, mas o mar de fundição era para os sacerdotes se lavarem nele (2 Cr 4: 6). As pias estavam apoiadas sobre suportes com rodas. Os suportes (NVI, carrinhos) tinham 1,80 metro de comprimento e largura e 1,35 metro de altura. Nas placas de bronze ao seu redor havia esculturas de leões, bois e querubins, assim como nas bases dos carros. O diâmetro das rodas era de 60 cm.

Quanto ao altar de bronze, ele está descrito em 2 Cr 4: 1 e tinha 9 metros de comprimento, 9 metros de largura e 4,5 metros de altura. Era para os holocaustos. Era diferente do altar do holocausto do tabernáculo de Moisés, que era de madeira de acácia coberta de bronze (Êx 27: 1-2).

Em 1 Reis 6: 31-32 está escrito: “Para a entrada do Santo dos Santos, fez folhas de madeira de oliveira; a verga com as ombreiras formavam uma porta pentagonal. Assim, fabricou de madeira de oliveira duas folhas e lavrou nelas entalhes de querubins, de palmeiras e de flores abertas; a estas, como as palmeiras e os querubins, cobriu de ouro”. Isso nos faz pensar que entre o Santo dos Santos e o Lugar Santo não havia apenas um véu ou cortina, como descrito em 2 Cr 3: 14 (“Também fez o véu de estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino; e fez bordar nele querubins”), mas também uma porta, o que torna o templo bem mais suntuoso do que o tabernáculo no deserto, mesmo porque não seria possível carregar todas essas coisas (Êx 26: 31-37). Na bíblia não há evidência de o Santo dos Santos estar em um nível mais alto que o Lugar Santo, pois não se fala em escadas para se chegar a ele. Para a entrada no Lugar Santo também fez portas, cujas ombreiras eram de madeira de oliveira e as folhas de madeira de cipreste, esculpidas com querubins, flores e palmeiras e cobertas de ouro (1 Rs 6: 33-35)

Como foi dito, os painéis das paredes eram de cedro e o soalho de cipreste (a palavra hebraica usada para cipreste é berôsh = pinho), também coberto com ouro. Todas as paredes e portas tinham escultura de flores, palmeiras e querubins e eram recobertas com ouro, e nenhuma pedra se via (1 Rs 6: 15; 18). Os querubins no Santo dos Santos eram de madeira de oliveira e cobertos com ouro e tinham mais ou menos 5,18 metros de altura (1 Rs 6: 23). Duas asas se encontravam no centro, por cima da arca da Aliança. As outras duas asas tocavam nas paredes do norte e do sul (1 Rs 6: 23-28).

As paredes externas do santuário tinham a projeção de 1 côvado (no Santo dos Santos e no Lugar Santo) para suportarem as vigas de cedro de três andares das pequenas câmaras ao redor. A câmara do andar térreo tinha tamanho menor que a do andar do meio e, esta, era menor do que a do andar superior (2,59 metros de largura a 1ª câmara; 3,11 metros a 2ª, e 3,62 metros a 3ª – 1 Rs 6: 6). Uma porta ao lado sul dava acesso a uma escada em espiral para conduzir aos andares superiores (1 Rs 6: 8). Os andares da casa tinham 2,59 metros de altura e eram ligados à casa com madeira de cedro. Esses aposentos serviam de depósitos e vestiários, acomodações para os sacerdotes e armazéns para ofertas em dinheiro e mercadorias dadas pelos adoradores. Os tesouros do templo estavam ali. As câmaras serviam de tesouraria do Estado e lugar para se guardar despojos de guerra. Esses depósitos foram pilhados durante o reinado de Roboão, filho de Salomão, por Sisaque do Egito (1 Rs 14: 26). Reis posteriores como Ezequias (2 Rs 18: 13-15) e Asa (1 Rs 15: 18), que haviam adornado o templo usaram do mesmo para comprar aliados ou para pagar tributo e desviar o invasor. O rei Acaz introduziu um altar de modelo assírio e retirou o altar do holocausto, o lavatório de bronze e as pias de bronze como sinal de sua submissão a Tiglate-Pileser III (2 Rs 16: 10-18). Josias, séculos depois (640 AC), necessitou reparar o templo, financiado pelas contribuições dos adoradores (2 Rs 22: 4). Finalmente, em 586 AC Nabucodonosor destruiu e pilhou o templo (2 Rs 24: 13-17).

Quanto às colunas do templo de Salomão, elas eram soltas e não suportavam o teto do Pórtico, mas estavam diante dele como parte dos móveis, não do edifício do templo. Seus nomes podem ser as primeiras palavras dos oráculos (= o que estava escrito) que davam poder à dinastia davídica: “YHWH estabelecerá teu trono para sempre” (Jaquim – Yakhin – a da direita – sul) e “na força de YHWH o rei se regozijará” (Boaz – be'õz = força – a da esquerda – norte) – 1 Rs 7: 21 e 2 Cr 3: 15-17. A altura de cada uma delas era de 18 côvados (9,32 metros), afora os capitéis sobre elas, de 5 côvados (2,59 metros), a sua circunferência de 12 côvados (6,21 metros) e o diâmetro de 0,988 metros. 1 côvado ‘primitivo’, aqui, usado para fins sacros, correspondia a 51,8 cm. Ela era oca, feita de bronze e com uma espessura de 4 dedos (8 cm) – Jr 52: 21. Abaixo, nós vemos outro esquema do templo de Salomão.






Vamos falar um pouco sobre o segundo templo, o templo dirigido pelo sacerdote Esdras, após o retorno dos exilados da Babilônia para Jerusalém. Este templo perdurou mais do que o de Salomão. O de Salomão foi construído em 966 AC e caiu nas mãos dos Babilônicos em 586 AC, portanto, durou 380 anos. O segundo, embora tenha iniciado sua construção em 536 AC e parado por 16 anos, voltando a ser construído em 520 AC, só caiu nas mãos de Pompeu, general romano, em 63 AC. Portanto, perdurou por 473 anos. O templo de Herodes, o grande, iniciou sua construção em 19 AC, mas só foi verdadeiramente concluído depois de 46 anos (Jo 2: 20) e perdurou até 70 DC, com a queda de Jerusalém nas mãos de Tito. Os exilados retornaram em 538 AC com os utensílios tomados por Nabucodonosor (Ed 1: 7-11). Iniciaram a construção do novo templo em 536 AC, mas pararam até 520 AC e terminaram em 516 AC (Ed 1: 1-11; Ed 3: 2-3; 8; 10). Esdras voltou da Babilônia em 480 AC para ministrar no novo templo. Segundo estudiosos, este templo tinha 60 côvados de comprimento (31,08 metros) e 30 de altura (15,54 metros) e ao redor também havia depósitos e aposentos para os sacerdotes. A arca da Aliança havia desaparecido e nunca mais foi recuperada nem substituída. Em lugar dos candeeiros de Salomão foi construída outra menorá de sete lâmpadas, juntamente com a mesa para os pães e o altar do incenso. Esses objetos foram novamente tomados dos Israelitas pelos rei selêucida Antíoco IV ou Epifânio por volta de 198-166 AC (período do domínio selêucida sobre Israel), colocando ali uma estátua pagã. Sob a liderança de Judas Macabeu, o templo foi purificado e, já nos fins de 164 AC, seus móveis foram substituídos. Os judeus transformaram o recinto numa fortaleza tão poderosa que resistiu ao cerco de Pompeu durante 3 meses (63 AC).






O templo de Herodes teve sua construção iniciada em 19 AC e completada até 9 AC, mas prosseguiu com sua reparação até 64 DC. Sua dimensão atingia 450 metros de Norte a Sul (1) e 300 metros de Leste a Oeste (2). Seus muros foram construídos com enormes blocos de pedra de 60 cm de altura e 5 metros de comprimento (Mc 13: 1). No lado sudeste, de frente para o vale de Cedrom, o Átrio interno do templo ficava cerca de 50 metros acima da rocha (3). Talvez, o parapeito acima dessa extremidade fosse o pináculo (4) do templo (Mt 4: 5). Por isso havia uma rampa (5) que conduzia os adoradores desse nível até o nível do átrio. Ao Noroeste do templo havia a Fortaleza de Antônia (6) e era a residência do procurador romano quando estava em Jerusalém. O átrio externo do templo, também chamado Pátio dos Gentios (7), estava rodeado por um pórtico [pórtico é um átrio amplo, com o teto sustentado por colunas ou pilares] dentro dos muros, e tinha quatro fileiras de colunas e era chamado de Pórtico Real (8). Na sua frente havia duas passagens (9) para a muralha sul do templo que se abria para a cidade pelas Portas de Hulda (10).





Pináculo do templo


Vista sul do templo – Portas de Hulda





O Pórtico de Salomão ou Colunatas de Salomão (11) se prolongava por todo o lado oriental (Jo 10: 23; At 3: 11; At 5: 12). Ele se abria para o lado leste das muralhas pelo Portão Dourado (12). Era debaixo dessas colunatas (13) que os escribas mantinham suas escolas e seus debates (Lc 2: 46; Lc19: 47; Mc 11: 27), e ali é que comerciantes e cambistas tinham instalado as suas mesas (Jo 2: 14-16; Lc 19: 45-46).



Vista nordeste do templo - Pórtico de Salomão - Portão Dourado


Colunatas de Salomão (Pórtico de Salomão) (13)


A área interior estava um pouco mais elevada que o Pátio dos Gentios (7), e era cercada por uma balaustrada (Significa uma série de balaústres; balaústre é um pequeno pilar empregado geralmente com outros e unido a eles por uma laje ou corrimão para formar um apoio ou uma grade) – chamada balaustrada de Soreg ou Sorek (14). Quatro portões (15) davam acesso para os lados norte e sul, e um portão dava acesso para o lado leste (A Porta Formosa do templo – 16). Da torre da Fortaleza Antônia havia uma pssagem subterrânea para a Porta Formosa (dentro dos muros, no Átrio das Mulheres).







Quatro portões nos muros exteriores davam acesso ao lado oeste da cidade, para o vale Tiropeon, e o único vestígio desses muros hoje é o muro de lamentações em Jerusalém.





O primeiro átrio do lado de dentro do templo (o Átrio das Mulheres – 17) continha o gazofilácio (o lugar onde eram colocadas as contribuições dos adoradores para o templo – Mc 12: 41-44). Aos homens era permitido entrarem no Átrio de Israel (18), elevado acima do nível do Átrio das Mulheres, e no tempo da Festa dos Tabernáculos eles podiam entrar no átrio mais interno (Átrio dos Sacerdotes – 19) para andarem ao redor do altar do holocausto. A Porta de Nicanor (20) separava o Átrio das mulheres do Átrio de Israel. O altar do holocausto mencionado acima fora construído com pedras toscas, não lavradas, e estava a 22 côvados (11,40 metros) de distância do pórtico do santuário (Mt 23: 35). O plano do santuário era uma cópia do templo de Salomão. O pórtico (21) tinha 100 côvados de largura e 100 de altura (51,80 metros). Uma entrada (22) com 20 côvados de largura (10,36 metros) e 40 de altura (20,52 metros) dava admissão, e outra entrada com metade dessas dimensões levava para o Santo Lugar.





Porta de Nicanor


Este Santo Lugar tinha 40 côvados (20,52 metros) de comprimento e 20 côvados (10,36 metros) de largura. Uma cortina dividia o Santo Lugar do Santo dos Santos (o véu: Mt 27: 51; Mc 15: 38 cf. 2 Cr 3: 14 – não foi colocada a porta da madeira que havia entre o Santo dos Santos e o Lugar Santo no templo de Salomão). O santuário interno (o Santo dos Santos) tinha 20 côvados (10,36 metros) em quadrado à semelhança do Santo Lugar, e 40 côvados (20,52 metros) de altura. Um aposento vazio por cima do Lugar Santo e do Santo dos Santos se elevava até à altura do pórtico, 100 côvados (51,80 metros), assim tornando nivelado o telhado. Três andares de aposentos (23) rodeavam os lados norte, sul e oeste, até a uma altura de 40 côvados (20,52 metros). Espigões de ouro (24) se projetavam do telhado para impedir que as aves ali se instalassem.





Essa estrutura foi destruída pelos romanos em 70 DC. O candelabro, a mesa dos pães da proposição e outros objetos (por exemplo, as trombetas de prata como dito a respeito do Arco de Tito) foram levados triunfalmente para Roma.

– Como podemos traduzir tudo o que lemos e trazer seu significado para nossa vida?

Neste estudo e nos outros relacionados a ele (Levitas e Sacerdócio Levítico | Menorá | A arca da Aliança do Senhor), nós podemos ver a grandiosidade de Deus, ao mesmo tempo a Sua simplicidade e Seu grande amor por nós, nos dando Seu Filho para morrer em nosso lugar, e não apenas nos libertando da morte eterna por causa dos nossos pecados, mas nos dando o Seu Espírito de vida e entendimento, que nos coloca face a face com a Sua mente e nos faz conhecer os Seus segredos. Mais do que isso, transforma nossa vida em algo simples, entretanto, cheio do Seu poder, a fim de que sejamos instrumentos de cura e libertação para todos os que estão presos nas cadeias do pecado e da religiosidade e, conseqüentemente, a rituais inúteis e esforços desnecessários para agradá-lO e para atingir a perfeição e o Seu coração. Graças sejam dadas a Jesus que nos libertou das complicações do ego humano e das confusões de Satanás!

Ao nos dar o novo nascimento, Ele nos deu o entendimento de que nós somos o verdadeiro templo onde Ele deseja habitar e fazer brilhar a luz da Sua presença (A Menorá), quando desejamos realmente manter essa intimidade (mesa, pães) através da oração (incenso) e do sacrifício de louvor (altar do holocausto). Nós não apenas somos um templo, mas uma Arca que é transportada por Ele segundo a Sua vontade para levar Sua glória e Sua luz onde imperam trevas. Sua palavra é o nosso maná, que nos sustenta por esse deserto na terra até alcançarmos a nossa verdadeira morada celestial na Nova Jerusalém. Com a Sua autoridade espiritual (a vara de Arão) e Sua unção no nosso espírito (óleo do candelabro) nós conseguiremos derrubar todos as barreiras que se levantarem, tentando impedir nossa aliança de amor com Ele (tábuas da aliança) e a realização da Sua vontade para nós. O que importa para Ele é a nossa disposição interior de Lhe dar o que nos é mais precioso (ouro), ao mesmo tempo em que nos revestimos interiormente com ele, esculpindo a nossa alma com os frutos do Seu Espírito e com as flores da alegria de podermos vê-los florescer em outros corações sinceros e inocentes. Tudo o que é impuro e não tem comprometimento com o Seu projeto deve ficar fora dos nossos muros ou da nossa tenda. Finalmente, devemos nos lembrar que o que nos sustenta (colunas) na nossa vida é a alegria e a força do Senhor (Boaz), assim como a fé de que Ele nos estabelecerá (Jaquim), nos honrará em todos os desafios que tivermos que enfrentar. Com essa fé Nele, Ele estabelece nosso trono. As romãs que nos coroam são o símbolo de uma vida que dá frutos e tem sempre palavras ungidas que servem de remédio para os corações doentes.

Como dissemos nos assuntos relacionados, o templo ou tabernáculo assim construído tem uma semelhança com o nosso ser e com a nossa vida. O Átrio Exterior representa nossos relacionamentos sociais em que muitas pessoas nos vêem, nos cumprimentam, mas conhecem pouco de nós. O Lugar Santo é a nossa alma, da qual participam pessoas mais próximas como a família e os amigos que nos conhecem melhor e sabem do que se passa no nosso coração. Aí é que deveríamos vigiar mais para não deixar entrar qualquer um e não sermos tão feridos (Ez 44: 5). No Santo dos Santos, que corresponde ao nosso espírito, onde estão os mais íntimos dos nossos desejos e nosso verdadeiro eu, aí só o Espírito de Deus tem acesso.

Deus não necessita de suntuosidade ou de nenhum tipo de sacrifício para se manifestar a um filho, nem que um filho tenha que fazer nada disso para Lhe demonstrar devoção. Mais precioso do que ouro, prata, bronze, pedras preciosas, mármore, perfumes, símbolos ou sangue humano ou de animais, mais precioso do que tudo isso para Ele é a entrega total do nosso coração em Suas mãos. Tudo começa com um – “Sim, Senhor!” a uma simples pergunta de Sua parte: – Pedro! (João, Maria, José, Berenice...) Tu me amas? Queres me receber em tua vida como teu único Senhor e Salvador?

Qual é a sua resposta? Se ela for – “Sim, Senhor!” faça uma oração comigo.

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6: 33)... “Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lc 12: 34).
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: