Lista de alguns Rabinos históricos. Obs: Algumas fotos são ilustradas.

Guidon, o Juiz


Foto Ilustrativa
Em algum momento, lá pelo século 11 antes da era atual, na chamada época dos Juízes, na terra de Canaã, a Terra Prometida, quando o povo de Israel lutava para se estabelecer definitivamente na Terra Sagrada, Guidon ben Yoash ben Aviézer, da tribo de Menashé, viveu na cidade de Ofrá. E, durante 40 anos, foi Juiz sobre Israel.
Edição 80 - Julho de 2013


Rashi, o Mestre dos Mestres


Foto Ilustrativa
Rabenu Shlomo ben Yitzhak, Rashi, o maior de nossos mestres e o erudito bíblico mais brilhante de todos os tempos, é o comentarista clássico da Torá e do Talmud. Sua contribuição ao estudo da Torá é atemporal. Decorridos quase mil anos desde a publicação de suas obras, estas permanecem insuperáveis.
Edição 76 - Junho de 2012



O Vidente de Lublin


Foto Ilustrativa
Muitos entre os mestres Chassídicos tinham o poder de prever o futuro, mas nenhum teve igual visão ao Rabi Yaacov-Yitzhak Horowitz, o Chozé de Lublin.
Edição 74 - Dezembro de 2011


O profeta Yoná


Foto Ilustrativa
Nas últimas horas de Yom Kipur, antes do início da Neilá, lê-se nas sinagogas o Sefer Yoná que relata a missão do profeta Yoná – uma história que nos re­vela como a Misericórdia Divina se estende sobre toda a terra, sobre todos os homens.
Edição 73 - Setembro de 2011


Yehoshua bin Nun


Foto Ilustrativa
Profeta e guerreiro, legislador e juiz, Yehoshua foi o principal discípulo de Moshé Rabeinu. Durante 40 anos permaneceu fielmente ao lado de seu mestre, servindo-o, acompanhando-o, absorvendo seus ensinamentos.
Edição 72 - Julho de 2011


Rabeinu Tam


Foto Ilustrativa
Yaacov ben Meir, neto do Rashi, foi um dos maiores Sábios na história judaica e é uma das mais influentes autoridades na Halachá. Seus ensinamentos influenciaram todo o Povo Judeu. Mestre no Talmud, seus renomados comentários, as Tosafot, aparecem impressos nas margens externas dos textos sagrados.
Edição 70 - Dezembro de 2010


Rabino Mordechai Eliahu, ZT l


Foto Ilustrativa
Reverenciado líder espiritual, que durante 10 anos ocupou o posto de Rishon Le Zion, Rabino Chefe Sefaradi de Israel, o Rabino Mordechai Eliahu faleceu no dia 7 de junho após prolongada doença, pontuada por milagrosas recuperações.
Edição 69 - Agosto de 2010


O Lechá Dodi do Rabi Shlomo Alkabetz


Foto Ilustrativa
O Lechá Dodi é o ponto alto do Cabalat Shabat – o serviço de orações das noites de sexta-feira, quando recebemos o Shabat. De todas as orações desse dia, o Lechá Dodi é a mais famosa e bela, e nenhuma outra é recitada com tanto júbilo e fervor.
Edição 68 - Junho de 2010


Yehudá - Retrato de um líder


Foto Ilustrativa
'Yehudá, a ti te louvarão teus irmãos… Yehudá é um filhote de leão… O poder não será tirado de Yehudá, nem o bastão de comando de seus pés… À videira amarrarás o teu burrinho...lavarás tua roupa no vinho e no sangue das uvas' (Gênese, 49:8).
Edição 67 - Março de 2010


Rav Avraham Isaac Kook


Foto Ilustrativa
Um dos maiores sábios de sua geração, vivenciou as mudanças pelas quais passou o Povo Judeu no início do século 20. Gênio talmúdico, cabalista, autoridade em Halachá, líder comunitário, foi também um poeta e pensador extraordinário, cujas idéias continuam a servir de base para o movimento sionista religioso.
Edição 66 - Dezembro de 2009


Aharon e Moshé


Foto Ilustrativa
Ensina o Pirkei Avot, a Ética dos Pais, sejam seguidores de Aharon Ha-Cohen, que amou a paz, perseguiu a paz e dedicou sua vida a aproximar as pessoas umas das outras e a aproximá-las a D-us e à Sua Torá.
Edição 65 - Setembro de 2009


O que Yossef nos ensinou


Foto Ilustrativa
"E Yossef veio a eles, pela manhã, e viu-os. E eis que eles estavam tristes. E perguntou aos oficiais do Faraó… 'Por que vossas faces estão tão abatidas, hoje? " (Gênese, 40:6-7).
Edição 63 - Dezembro de 2008


O Rebe Anterior, Rabbi Yosef Yitzhak Schneerson


Foto Ilustrativa
'Existem pessoas que não fogem de nada e que não conhecem o medo - nem de feras, nem de homens; nem da vida, nem da morte. Estes são os Tzadikim'. (Rabi Menachem Mendel Schneerson)
Edição 62 - Setembro de 2008


Shmuel, Mestre dos profetas


Foto Ilustrativa
A história de Samuel se inicia com uma oração, feita por Hanna, sua mãe, implorando a D-us, do fundo de seu coração, que a abençoe com um filho. Em resposta àquela prece sincera, D-us a fez mãe de Shmuel, um profeta cuja estatura é comparada a Moshé e Aaron.
Edição 60 - Abril de 2008


Rabi Chaim Ben Attar, Or HaChaim Hacadosh


Foto Ilustrativa
Dentre os maiores sábios de todos os tempos, é um dos poucos a quem nosso povo adicionou, ao nome, o aposto ‘Hacadosh’, o santo. Respeitado por seu conhecimento e o alcance de seus extraordinários dons espirituais, era tido como homem que realizava prodigiosos milagres.
Edição 59 - Novembro de 2007


David, Rei de Israel


Fragmento da obra Exodus, de Marc Chagall, gouache sobre cartolina
Maior monarca na história judaica, líder justo e inteiramente devotado a seu povo, David foi, acima de tudo, um homem da mais profunda fé, responsável por abrir as portas do arrependimento para todas as gerações futuras.
Edição 58 - Setembro de 2007


David, pastor e guerreiro


Foto Ilustrativa
‘A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou...’ (do Zohar, o livro do esplendor)
Edição 57 - Junho de 2007


Jacob, o amado por D-us


Foto Ilustrativa
Jacob, filho de Isaac e neto de Abraão, é o terceiro e último patriarca do Povo Judeu. É dele que descendem todos os Filhos de Israel, pois, diferentemente de seu avô e pai, todos os seus doze filhos têm parte ativa na história judaica. foram os fundadores das Doze Tribos de Israel.
Edição 56 - Março de 2007


Rabi Yitzhak Al-Fassi, o RIF


Foto Ilustrativa
Considerado por muitos como Pai do judaísmo sefardita, o RIF, revolucionou a erudição judaica e escreveu um tratado que é um dos pilares que sustentam a Lei Judaica.
Edição 55 - Dezembro de 2006


Rabi Yossef Caro, autor do Shulchan Aruch


Foto Ilustrativa
Rabi Yossef Caro foi um dos mais influentes sábios em toda a história judaica. Orgulho e glória da comunidade sefardita mundial, é o celebrado autor do Shulchan Aruch, Código da Lei Judaica.
Edição 54 - Setembro de 2006


Rabi Moshé Cordovero


Foto Ilustrativa
Cabalista dos maiores de todos os tempos, foi o primeiro a sistematizar o estudo do misticismo judaico.
Edição 53 - Junho de 2006


Rabi Yitzhak Kaduri, z"l


Foto Ilustrativa
Inúmeras são as histórias sobre a vida de Rabi Kaduri. Muitos lhe atribuíam poderes milagrosos. No universo da Cabalá, era considerado autoridade suprema. Para o mundo judaico, suas previsões eram um alerta para os doentes, pobres e desamparados, seus conselhos e bênçãos, um alento.
Edição 52 - Abril de 2006


Rabi Levi Yitzhak, de Berditchev


Foto Ilustrativa
Conta-se que quando nasceu o Rabi Levi Yitzhak, de Berditchev, O Baal Shem Tov - renomado fundador do Movimento Chassídico - teria declarado: ´Uma grande alma desce dos Céus e ela zelará pelo bem-estar do Povo Judeu`.
Edição 52 - Abril de 2006


Rabi Moshé Chaim Luzzatto


Foto Ilustrativa
Cabalista, escritor e filósofo, poeta e dramaturgo, o Ramchal, revolucionou o pensamento judaico. Suas obras contam-se entre os mais profundos e respeitados estudos de Torá. Homem de múltiplos talentos, cuja mente prodigiosa alcançava o que outros de sua geração não conseguiam perceber, resolveu compartilhar sua sabedoria na Cabalá com seu povo - e, ao fazê-lo, sacudiu o mundo judaico.
Edição 51 - Dezembro de 2005


O segredo de Sansão


Foto Ilustrativa
Israel era dominada pelos filisteus quando nasceu Sansão. Sua mãe, Zlelponith, era uma mulher boa e humilde. Chegava a tal ponto sua humildade que era conhecida como "a esposa de Manoah, da tribo de Dan". Passava a vida trabalhando e nunca sorria, não porque estivesse cansada, mas pela tristeza de não ter filhos.
Edição 51 - Dezembro de 2005


Rabi Yehudá HaNasi: Rabênu HaKadosh


Foto Ilustrativa
Rabi Yehudá HaNasi, um dos maiores Sábios na história de nosso povo, foi o responsável pela compilação da Mishná, o resumo transcrito da Torá Oral, que D-us transmitiu a Moisés no Monte Sinai. Esta obra sagrada, veículo para a Revelação Divina em nada inferior à Torá Escrita, forma a base do Talmud.
Edição 50 - Setembro de 2005


Hasdai Ibn Shaprut


Foto Ilustrativa
De carismática personalidade e aguçada inteligência, Ibn Shaprut foi o primeiro de um grande grupo de dignitários judeus que serviram reis e príncipes. Médico, diplomata e ministro da corte do califa de Córdoba, era encarregado das negociações com delegações estrangeiras que chegavam ao Califado, o que fazia com grande habilidade. É um exemplo vivo da multiplicidade de áreas em que atuavam os judeus de Sefarad.
Edição 49 - Junho de 2005


José, Retrato de um Tzadik


Foto Ilustrativa
A história de José, filho de Jacob, constitui uma história de sonhos realizados. Trata-se de uma narrativa real, que transborda de tragédia e triunfo.
Edição 48 - Abril de 2005


Rabi Meir: o Mestre dos Milagres


Foto Ilustrativa
Um dos ensinamentos judaicos sustentados por nossos sábios e místicos conta que a alma de Rabi Meir intercede em favor daqueles que contribuem para o sustento dos nossos irmãos menos favorecidos e dos que dedicam a vida ao estudo da Torá, em Israel.
Edição 47 - Dezembro de 2004


Os milagres do profeta Elisha


Foto Ilustrativa
Discípulo e sucessor de Eliahu Hanavi, Elisha serviu seu povo por 60 anos, tendo realizado mais milagres do que qualquer outro profeta e o dobro dos realizados por seu grande mestre.
Edição 46 - Setembro de 2004


RABI AKIVA, UMA HISTÓRIA DE CORAGEM E AMOR


Foto Ilustrativa
É o que se pode chamar de uma verdadeira história de amor. Uma história de coragem, heroísmo e sacrifício que, ao mesmo tempo, aquece o coração e o arrebata; inspira-nos, provocando júbilo e lágrimas. É a história do pastor humilde que se torna o maior dos rabinos da história judaica.
Edição 45 - Junho de 2004


RABI SHIMON BAR YOCHAI: O PAI DO MISTICISMO JUDAICO


Foto Ilustrativa
Uma narrativa do Talmud de Jerusalém: Rabi Akiva, ao ordenar seus dois alunos mais destacados...
Edição 44 - Março de 2004


NOÉ: O PAI DA HUMANIDADE


Foto Ilustrativa
“Noé foi um homem justo e perfeito em sua geração”, afirma a Torá. Sua vida e suas ações se entrelaçam com o Grande Dilúvio que varreu a Terra no início da história, destruindo toda a humanidade, à exceção dele e de seus familiares.
Edição 43 - Dezembro de 2003


RABINO LAIBL WOLF


Foto Ilustrativa
Profundo conhecedor da Cabalá e de filosofias orientais, o rabino Laibl Wolf dedica-se, nas últimas três décadas, a transformar conhecimentos judaicos milenares em aplicações úteis ao cotidiano e à superação dos desafios da vida moderna.
Edição 42 - Setembro de 2003


ADÃO, O PRIMEIRO SER HUMANO


Foto Ilustrativa
E formou o Eterno D’us, o homem do pó do solo, e soprou em suas narinas um sopro de vida. O homem tornou-se assim uma criatura viva”. (Gênese 2:7-8)
Edição 42 - Setembro de 2003


RABI ABRAÃO IBN EZRA


Foto Ilustrativa
Rabi Abraão ben Meir Ibn Ezra, famoso comentarista da Torá, foi uma das mais brilhantes personalidades da Idade de Ouro da Espanha medieval. Durante o período em que viveu, a Espanha, então sob domínio muçulmano, tornara-se o maior centro cultural judaico do mundo.
Edição 41 - Junho de 2003


O MAGUID DE MEZERITCH


Foto Ilustrativa
O Rabi Dov Ber de Mezeritch nasceu há cerca de 300 anos. Quando partiu de sua morada terrena, quase 70 anos mais tarde, deixou atrás de si um mundo completamente mudado.
Edição 40 - Março de 2003


QUANDO JACOB SE TORNOU ISRAEL


Foto Ilustrativa
De todos os relatos da Torá, este é um dos mais envoltos em mistério. Conta-nos a história da luta entre um ser humano e um anjo e a da outorga de um novo nome a esse homem. A luta durou apenas uma noite; no entanto, seu resultado ecoa na história humana,com reverberações até os nossos dias.
Edição 39 - Dezembro de 2002


ITZHAK, O SEGUNDO PATRIARCA


Foto Ilustrativa
A sua história é marcada por milagres e júbilo, lágrimas e triunfo. Itzhak, filho de Abrahão e Sara, é o segundo e o mais enigmático dos patriarcas judeus.
Edição 38 - Setembro de 2002


ABRAÃO, NOSSO PATRIARCA


Abraão e os três anjos, Golden Haggadah
Nossos sábios ensinam: “Cinco bens de Seu mundo, adotou especialmente para Si o Eterno, abençoado seja Ele. São esses: a Torá, o céu e a terra, Abraão, Israel e o Santuário Sagrado” (Ética dos Pais 6:10).
Edição 37 - Junho de 2002


RABI SHABETTAI BEN MEIR HACOHEN


Foto Ilustrativa
“Sinceramente, eu trabalhei e me esforcei muito. Não me ocupei com mais nada e fiquei sem dormir, num estado de torpor por muitos anos, até cumprir o meu objetivo”.
Edição 36 - Março de 2002


UMA CELEBRAÇÃO AO REBE DE LUBAVITCH


Foto Ilustrativa
“O propósito e a intenção (de um verdadeiro líder) devem ser elevar a fé entre os homens e cobrir o mundo de justiça”. Maimônides, “Leis dos Reis de Israel”, 4:10
Edição 36 - Março de 2002


RABI ABOAB DA FONSECA


Foto Ilustrativa
Quando Pernambuco e outras capitanias do Norte estiveram sob o domínio da Holanda, período compreendido entre 1630 e 1654, milhares de judeus sefaradim e alguns ashquenazim, originários da Península Ibérica e do Norte da Europa, para lá se transferiram com as suas famílias.
Edição 34 - Setembro de 2001


O PROFETA ELIAHU


Foto Ilustrativa
No final de cada Yom Kipur, nas sinagogas ao redor do mundo, sete vezes os fiéis repetem “O Eterno é D’us!” (Hashem Hu Haelokim). São as mesmas palavras usadas no Monte Carmel por Israel, após ter testemunhado o profeta Elias trazer fogo do céu para derrotar os sacerdotes da idolatria.
Edição 34 - Setembro de 2001


A FORÇA DO ESPÍRITO


Dr. Abraham J. Twerski
O Dr. Abraham J. Twerski é o fundador e diretor-médico emérito do Centro de Reabilitação Gateway, na Pensilvânia, Estados Unidos. A entidade, especializada no tratamento de dependentes químicos, é citada por publicações americanas como um dos doze melhores centros para tratamento anti-álcool e drogas do mundo. Ele é, também, um dos fundadores do JACS (Jewish, Alcoholics, Chemically Dependent Persons and Significant Others).
Edição 32 - Abril de 2001


RABI MENACHEM MENDEL SCHNEERSON


Foto Ilustrativa
O Rebbe, como passou a ser conhecido pelo mundo afora, assumiu a liderança do movimento Lubavitch, que quase havia sido destruído pelos nazistas, e, com seu carisma e perseverança, reconstruiu-o e transformou-o no maior e mais dinâmico movimento do judaísmo chassídico ortodoxo.
Edição 31 - Dezembro de 2000


NACHMÂNIDES


Foto Ilustrativa
No século XIII, surgiu no firmamento judaico da Espanha uma nova estrela que brilhou com poderosa luz. Um dos principais autores da literatura talmúdica da Idade Média, cabalista, filósofo e escritor renomado. Mais conhecido por seus comentários místicos do Pentateuco, destacou-se no campo da lei rabínica além de ser um poeta litúrgico de grande expressão.
Edição 28 - Abril de 2000


RABI YOSSEF HAYIM


Foto Ilustrativa
Rabi Yossef Hayim de Bagdá foi o lider espiritual do judaísmo oriental, tornando-se conhecido por sua mais famosa obra, denominada Ben Ish Hai. Seu profundo conhecimento tanto da Halachá como da Cabalá, assim como sua obra escrita, transformaram-no em um dos maiores mestres do judaísmo das últimas gerações.
Edição 26 - Dezembro de 1999


HILEL


Inscrição gravada em grego em sinagoga anterior à destruição do Templo
Hilel era reverenciado como verdadeiro líder espiritual e religioso. O rei Herodes não teve outra escolha senão aceitar a autoridade religiosa do Sanhedrin, reconhecer o prestígio de Hilel e respeitar o controle que este exercia sobre a vida religiosa.
Edição 25 - Setembro de 1999


RABBI ISAAC LURIA, UMA ESTRELA COM BRILHO PRÓRPIO


Foto Ilustrativa
Chamado também de Leão Sagrado, foi um dos grandes estudiosos da Cabala do século 16. Viveu apenas dois anos em Safed, para onde mudou-se atendendo a determinação do profeta Eliahu. Seus ensinamentos foram divulgados através das obras de seu fiel discípulo, rabino Chaim Vital.
Edição 19 - Março de 1999
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: